Monday, March 26, 2007

Tiago Pires wins second edition of Six Star Prime Thurso Pro in Scotland


No site da ASP poderá ler-se: Portuguese Surfer reduces all his opponents to ashes, by winning his heats from blistering cold start to boiling hot finish...




É mais uma aposta de que uma antevisão.


O Saca tem à data 4150 pontos. Vamos dizer que este ano os 9000 pontos voltarão a ser a meta a atingir para a entrada no WCT de 2008. Dado contarem os melhores 7 resultados obtidos em provas do WQS, isto quer dizer que o saca terá de ter uma média de 1285 pontos por evento. Até agora ele teve dois resultados que contribuem positivamente para essa média (1375 + 1125) em, vamos ser sinceros, quatro eventos dignos desse nome.

A atitude do Saca e os (bons) resultados no inicio do ano devem dar-lhe o alento para outros bons resultados, mas estes a acontecerem terão de ser nas provas mais pontuadas e em ondas onde o surf do Saca "encaixe" e.g.: Durban (duas provas 6*), Thurso, Ericeira, Lanzarote,Haleiwa e Sunset. Portanto temos 7 provas onde a probabilidade do Saca conseguir um bom resultado é maior.

Eu aposto numa vitória em Thurso, numas meias finais na Ericeira e dois quartos de final em Durban.

No entanto, com base nas ondas onde ele este ano tem conseguido bons resultados (Fechando de Noronha, Merewether e Soldiers) esta minha teoria poderá estar redondamente errada...

Friday, March 23, 2007

Russell Crowe realiza filme sobre surfistas na Austrália


A notícia é do Diário Digital e pode ser lida no original através deste link




"O neozelandês Russell Crowe, de 42 anos, vai realizar um filme sobre surfistas na Austrália. Intitulado de «Bra Boys», será baseado na história real dos três irmãos que deram início ao movimento underground de surf em Sidney.
Segundo a revista Variety, a ideia do filme surgiu a partir de um documentário sobre a vida dos irmãos Sunny, Koby e Jai Abberton. Lançado recentemente na Austrália, o documentário é narrado por Crowe.
O nome «Bra Boys» foi inspirado no bairro Maroubra, que fica nos subúrbios de Sidney."

Thursday, March 22, 2007

Desinformação vs Desassoreamento


1) Quem serão os conselheiros dos políticos para a solução a implementar como alternativa aos paredões actuais (vide espinho, esmoriz, aveiro, costa da caparica, quarteira, etc)? Não lhes parece que este tipo de solução já ha muito tempo provou ter consequências nefastas para o assoreamento do litoral?
2) Que lógica tem fazer um pontão de protecção à actividade piscatória, sempre que há uma aldeiazinha de pescadores? Não seria mais inteligente concentrar os pescadores ou os barcos dos pescadores em portos de maior dimensão, para daí poderem partir para a faina em segurança?Poupavam-se os milhões da construção dos pontões e poupava-se o litoral do desassoreamento...
3) Até quando se vai permitir que a construção na faixa litoral não considere as movimentações de areias entre as dunas e o mar, que o vento origina, se forma a manter o vai e vem natural de areia às praias?

Monday, March 12, 2007

De que é feito um campeão do Mundo?

Primeiro de uma série de posts sobre quais serão os traços que evidenciam surfistas que sejam feitos do material de que os campeões do Mundo são feitos.


1) O Bottom-turm de Jeremy Flores







O Bottom turn do Tom Curren:


Thursday, March 01, 2007

Consistência


Já o Peter Wilson o argumentou – creio que nunca na história da ASP um surfista teve um ano tão consistentemente bom como SL8R em 2006. Mas este facto por si só poderia não nos surpreender, habituados que alguns de nós estávamos aos ciclos vitoriosos do careca (lembro as 7 vitórias em 1998). O que pode surpreender é que, também em nenhum outro ano, desde que existe o WCT, houve tantos surfistas a ganhar mais do que um evento. Senão vejamos: Mundaka e Teahuppo foram para Bobby, os canecos de México e Pipe levou o Andy, o Fanning venceu em Jeffreys e no Brasil, enquanto que SL8R conquistou a Gold Coast e Bells.
(na foto - Shaun Cansdell)