Monday, July 10, 2006

Horta Osório e o síndroma da TVI

Bem, confesso que me enganei no meu post anterior quanto ao tipo de facto "de enorme importância para o País e para a Europa" que o Santander Totta fez questão em tanto anunciar.

Não que o Dr. Horta Osório, por quem nutro admiração profissional, não mereca elogios pela forma como tem gerido o citado banco em terras lusas, como também pelo facto de ter sido nomeado para chefiar o Abbey em Inglaterra. Nada disso. É de facto um excelente gestor.

No entanto, o cariz tabloide dado à noticia - transmitido à imprensa pela area de comunicações do referido banco - quase que sugou todo o eventual mérito que o Dr. Horta Osório tem na mudança anunciada.

Não quis acreditar. A montanha tinha parido um rato. Antecipava-se uma OPA (até as acções do BCP subiram em antecipação) e no fim de contas era apenas uma mudança de cargo e de país.

O único a perder com este tipo de transformação em showbiz de factos quotidianos é o próprio Dr. Horta Osório que arrisca ver a sua imagem de gentleman "suja" antes de migrar para o país onde esse tipo de imagem é verdadeiramente apreciada.

Conseguimos perfeitamente identificar o dedo de algum (ex?) executivo da TVI por detrás da criação desta notícia - a fazer lembrar as aberturas dos telejornais desse canal, nos dias em que não há notícias de relevo...triste...

Oxalá o Abbey tenha outra postura no anuncio que realizar em terras de S. Majestade.

No comments: