Thursday, January 31, 2008

O blog que sempre quis...

Numa destas deambulações pela net, encontrei o blog que eu sempre quis ter ;)



Agora que sei que ele existe vou consultá-lo com a devida periodicidade.

Conspiração Tarantino



O que se segue é provavelmente a melhor teoria da conspiração que ouvi. Pior do que isso: tem lógica.


"É até compreensível que o curta metragem Tarantino`s Mind continue pouco conhecido do público; afora as dificuldades de encontrar o vídeo em mídia, seu tom nada delicado e submundesco conferido pelos roteiristas/diretores "anônimos" que assinam sob o pseudônimo 300 Ml, as muitas referências (de Cecil B. DeMille à ESPM) que são metralhadas pela tela em menos de doze minutos e mais a temática meio de-fã-para-fã, deram-lhe um certo ar de filme para poucos. Vamos esquecer esse engano. Surpresa geral do Festival de Cinema do Rio em 2006, a produção da Republika Filmes, deixou atônitos até os críticos que só esperavam sair dali dizendo alguma coisa sobre o novo do De Palma (naqueles dias, eram as primeiras exibições de Dália Negra no Brasil); o ousado curta consegue se expandir de homenagem a um dos maiores cineastas contemporâneos, para uma sedução aos apaixonados por cinema - e não só aos admiradores do, dispensa-apresentações, Quentin Tarantino."

Friday, January 18, 2008

A acesa discussão nos blogs da Surfcenter e do Valenti

A acesa discussão a que pudemos assistir nos blogs acima mencionados vem dar razão às ideias que diversas pessoas com quem tenho conversado me têm apresentado, no que respeita à existência de um local de exposição e de troca de ideias sobre o surf, de forma genérica e, mais específicamente, sobre o surf no Porto.

Pelos fenómenos conhecidos como first mover advantage e networking (que noutras oportunidades procurarei explicar com detalhe), os blogs da Surfcenter e do Valenti têm vindo, e bem, a preencher essa necessidade.

Por estarmos num meio semi-público, acessível a quem tenha computador, ligação à net e conhecimento destes blogs, muitos comentários são desadequados, despropositados ou mesmo desenquadrados dos temas em discussão e, protegidos pelo véu da anonimidade, não acrescentam valor aos mesmos. Adicionalmente, porventura pela juventude do fenómeno da discussão aberta e franca, alguns comentários são mal interpretados ou indesejados pela comunidade que faz parte desse meio.

A meu ver, e justifico de seguida a minha opinião, a necessidade de debates acesos e acima de tudo sinceros, é mais importante dos que os eventuais orgulhos feridos que desses debates podem resultar.

As discussões abertas e francas são uma das formas de se fazer avançar os temas que as originam, não necessariamente para se obter um consenso, mas eventualmente para se obterem ideias e visões diferentes das nossas e daqueles que habitualmente nos rodeiam.

O surf no porto tem muito a ganhar com a partilha de experiências de novos e velhos - e não falo só das escolas de surf - falo também de detecção de oportunidades, desmistificação de preconceitos, aproximação da comunidade e partilha de objectivos, entre outros (eu sei que é um cliché, mas a união faz a força).

Gostaria que usassem este texto como ponto de partida para uma reflexão, sobre o tipo de envolvimento que pretendem ter nas vossas comunidades (“surfisticas” ou outras), sobre o tipo de contribuições que pretendem dar e receber.

Um abraço e boas ondas.

Wednesday, January 02, 2008

The 100 year storm


É incontornável. A maior ondulação de que há memória (e a minha tem apenas 31 anos) vai atingir a costa Portuguesa nas próximas horas. O pico do swell será na Sexta-feira de madrugada o que irá impedir os surfistas de apanharem ondas de mais de 10 metros e periodo de 16 a 17 segundos em alguns locais da costa. Apesar desse facto, haverá swell suficiente para umas belas sessões de tow-in.
Eu estou à espera de grandes surpresas. Não ao nível do surf, porque aí já se sabe, vão-se surfar ondas gigantes na marina de Cascais (o único sítio que deve aguentar com o forte vento do quadrante Norte que se vai fazer sentir), mas antes ao nível da destruição de infraestruturas de pseudo-protecção marítima, entre as quais os esporões entre os Rios Douro e Sado. Entre estes permitam-me destacar o novo paredão do Rio Douro que, a meu ver, irá sair bastante danificado da intempérie...
As grandes ondulações são para a maioria dos surfistas Portugueses (entre os quais me conto) uma justificação para procurar um porto mais abrigado para fazer surf e um motivo de esperança ou de desespero quanto ao acerto ou desacerto de certos fundos de areia.
Algumas sugestões para estes dias: Rio de Moledo, Cabedelo de Viana, Matosinhos, Cabedelinho da Fig. da Foz, Santo Amaro de Oeiras, Praia dos Pescadores de Sesimbra e toda a costa Sul a Leste de Portimão.