Wednesday, January 02, 2008

The 100 year storm


É incontornável. A maior ondulação de que há memória (e a minha tem apenas 31 anos) vai atingir a costa Portuguesa nas próximas horas. O pico do swell será na Sexta-feira de madrugada o que irá impedir os surfistas de apanharem ondas de mais de 10 metros e periodo de 16 a 17 segundos em alguns locais da costa. Apesar desse facto, haverá swell suficiente para umas belas sessões de tow-in.
Eu estou à espera de grandes surpresas. Não ao nível do surf, porque aí já se sabe, vão-se surfar ondas gigantes na marina de Cascais (o único sítio que deve aguentar com o forte vento do quadrante Norte que se vai fazer sentir), mas antes ao nível da destruição de infraestruturas de pseudo-protecção marítima, entre as quais os esporões entre os Rios Douro e Sado. Entre estes permitam-me destacar o novo paredão do Rio Douro que, a meu ver, irá sair bastante danificado da intempérie...
As grandes ondulações são para a maioria dos surfistas Portugueses (entre os quais me conto) uma justificação para procurar um porto mais abrigado para fazer surf e um motivo de esperança ou de desespero quanto ao acerto ou desacerto de certos fundos de areia.
Algumas sugestões para estes dias: Rio de Moledo, Cabedelo de Viana, Matosinhos, Cabedelinho da Fig. da Foz, Santo Amaro de Oeiras, Praia dos Pescadores de Sesimbra e toda a costa Sul a Leste de Portimão.

No comments: