Thursday, July 02, 2009

Ryanair anuncia abertura de base no Porto

A companhia aérea de baixo custo Ryanair anunciou hoje a criação, no Porto, da sua 33ª base e o investimento de 140 milhões de dólares (100 milhões de euros) na aquisição de dois novos aviões a basear no Porto.

 

Em conferência de imprensa no Porto, o presidente do conselho de administração da Ryanair afirmou que a base do Porto - a primeira da companhia em Portugal - entrará em operação em Setembro e permitirá a criação de quatro novas rotas para Basileia, Eindhoven, St. Etienne e Tours e o aumento, para 1,5 milhões de passageiros (contra um milhão em 2008), do tráfego da Ryanair na Invicta.

 

Segundo Michael Cawley, a partir de Setembro a companhia irá ainda duplicar o número de voos do Porto para Paris Beauvais, para duas ligações diárias. No total, a Ryanair passará a ter 16 rotas e 50 saídas diárias a partir do Porto que, garante, "irão sustentar 1.500 empregos" na cidade.

 

"Numa altura em que ainda se discutem investimentos bilionários no TGV, o [aeroporto] Sá Carneiro e a Ryanair estão a fazer mais por juntar Portugal à Europa do que em muitos anos o TGV fará, se é que algum dia o fará", destacou o director de comunicação da Ryanair na Europa.

 

Questionado pelos jornalistas, Daniel de Carvalho admitiu que a companhia está também interessada em operar voos domésticos de baixo custo em Portugal, prioritariamente entre o Porto e Faro, mas também entre o Porto e Lisboa.

 

"É um assunto que estamos a estudar muito atentamente e que esperamos vir a implementar. Interessa-nos ter a oferta de um voo doméstico entre o Porto e Faro, porque vimos que é um mercado", afirmou.

 

Já relativamente à rota Porto/Lisboa, o responsável considerou que "não deixará de ser interessante" quando as obras de expansão previstas permitirem diminuir os actuais condicionamentos do Aeroporto da Portela.

 

"Numa operação 'low cost' o importante é termos custos baixos nos aeroportos e rapidez no encaminhamento dos nossos aviões, desde que aterram até que levantam voo novamente, e Lisboa é uma aeroporto que, até agora, não nos conseguiu mostrar essa rapidez", disse.

 

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1288773

 

No comments: