Tuesday, March 28, 2006

Gato escondido com rabo de fora

Digam-me lá se isto não começa a ser um argumento já muito batido...

"Segundo Joaquim Lopes, presidente da acossiação Portuguesa de Notários, as medidas anunciadas pelo Governo "não trazem benefícios nem para os cidadãos nem para as empresas. Ir ao cartório não tem nada de burocrático", afirma. O mesmo considera que as medidas de simplificação administrativa anunciadas segunda-feira pelo governo não vêm desburocratizar, mas simplesmente prejudicar os notários.
Em declarações à agência Lusa, um dia depois do Executivo ter apresentado 333 medidas de simplificação administrativa, Joaquim Barata Lopes disse que essas medidas "não são de desburocratização" e que vêm antes "complicar mais as coisas".
"A ideia é prejudicar os notários", acrescentou o mesmo responsável, numa altura em que as condições concorrenciais do mercado divergem entre instituições, acusou.
"Ir ao cartório não tem nada de burocrático", segundo Joaquim Lopes, pelo que as medidas anunciadas segunda-feira "não trazem benefícios nem para os cidadãos nem para as empresas".
O também bastonário da recém criada Ordem dos Notários acredita que a sociedade vai perceber que os serviços dos notários têm valor acrescentado e, por isso, continuar a recorrer a eles, apesar do governo lhes estar a retirar áreas de acção.

Eu pergunto:
1) Se na realidade os Notários trazem um benefício acrescentado, como este Sr. agrumenta, os Portugueses não continuarão a acorrer aos mesmos?

2) Poderá o facto destes órgãos recém privatizados se arriscarem a deixar de ganhar cerca de € 3,7 milhões ter tido alguma influência nestas declarações?

3) Que tipo de credibilidade tem um indivíduo (Português, por sinal) para comentar as medidas do Governo, quando a posição que este ocupa, e os benefícios que obtem, são claramente originários da excessiva burocratização que temos neste país?

4) Em suma, quem quer dar ouvidos a esta gente? Há assim um deserto tão grande de notícias para ter de se ir escutar estas opiniões?

No comments: