Thursday, October 26, 2006

Impostos sobre automóveis vs. Carros parados nas bermas das AE's

Neste artigo do jn de hoje, ficamos a saber que o parque automóvel nacional é composto por cerca de 5,6 milhões de automóveis. Nada de surprendente, mesmo no facto da maioria estar localizada nas cidades do litoral.
O que de facto me surpreendeu, e que o jn não deu destaque devido, é que cerca de 43% desses automoveis terem mais de 10 anos...

Monday, October 23, 2006

Pensei que estava sozinho...

Mas afinal o Damon Hill também pensa o mesmo que eu acerca do Schumacher.
Tanto talento não precisava de tácticas sujas.

A evolução é hoje


Depois de ler este artigo da bbc news online, não querendo parecer arrogante, convenci-me que o futuro está mais próximo do que parece...

Thursday, October 19, 2006

Os camionistas são amigos!?


No passado mês de Setembro assisti a uma manifestação de camionistas (e de camiões) cujo objectivo era passar à população em geral a mensagem que os camionistas seriam amigos. O local escolhido foi a estrada nacional entre Paços de Ferreira e Freamunde (não sei o porquê da escolha deste local). O método utilizado para chamar a atenção foi o buzinão e o excesso de velocidade - Isto em estradas secundárias, ladeadas por casas de populares que se acotovelavam para ver o que se passava.

Dia sim, dia sim, repetem-se os acidentes com veículos pesados; deixam cair a carga, tombam em curvas mais apertadas, abalroam ligeiros, só para enunciar alguns dos mais habituais acidentes que envolvem pesados, por entre o rol de acasos.

Normalmente. e não cito estatísticas porque creio que não as há, demora-se horas a reestabelecer o trânsito, pois há que remover o pesado, a carga e as eventuais vítimas.

Por pensar nisto cada vez que há trânsito provocado por um acidente que envolva pesados, gostaria de fazer umas perguntinhas to whom it may concern - isto é, retóricas:

1) Porque é que não existe responsabilização dos condutores quando os seus veículos causam acidentes com danos (seja de que tipo de danos se fala, demoras no trânsito, danos materiais, etc)?
2) Se são estes veículos que mais transtorno causam no caso de acidente, porque não há um controlo mais apertado por parte das autoridades?
3) Porque não há uma restrição à circulação de veículos pesados nos principais itenerários durante certos períodos do dia, por exemplo nas horas de ponta?

Depois da manifestação em Freamunde, é caso para perguntar: Os camionistas são amigos de quem? Uns dos outros?

Friday, October 13, 2006

8


7 é o número mágico, mas 8 é o da perfeição.
Quando poderá alguém atingir este nível?
Lembro-me quando o Roberto chegou ao circuito mundial, em especial de uma cena no final de um heat contra o Tomás em França, de resto documentado no filme "Kelly a preto e branco".
O próprio Slater admitia que tinha feito o seu melhor, que tinha jogado todos os seus trunfos, mas que de nada tinha adiantado - o Tomás era simplesmente melhor.
Mas eu digo que a diferença hoje em dia é maior. Posso começar por enumerar as diferenças que encontro entre os restantes WCT's e o Kelly:
1) Não ouço ninguém fazer uma análise tão completa aos elementos que envolvem um heat e um campeonato, como o Kelly (também é verdade que ninguém tem tanto tempo de antena como ele...)
2) Ninguém molda tão bem o surf às circunstâncias como o octacampeão. Quer seja em 0,5 m em qualquer beachbreak ou em closedout Waimea o homem domina. Não há nenhum local que surfe melhor do que ele. E isso é dizer muito.
3) Ninguém nega a influência que ele teve no surf na última década. Isso vê-se principalmente nos media, nos juizes e acima de tudo nos restantes competidores das provas, e isso muitas vezes reflete-se nas pontuações que ele obtem. Onde o Parko teve um 6,3 o Slater teria um 6,8. Só pelo facto de ser Slater.

Acima de tudo, por não negar que o tipo teve em mim a influência que teve em milhares de miudos à procura de um role model, e por ele aos 34 continuar a inspirar-nos da mesma forma que inspirava aos 20, um grande Muito Obrigado Kelly!