Friday, October 13, 2006

8


7 é o número mágico, mas 8 é o da perfeição.
Quando poderá alguém atingir este nível?
Lembro-me quando o Roberto chegou ao circuito mundial, em especial de uma cena no final de um heat contra o Tomás em França, de resto documentado no filme "Kelly a preto e branco".
O próprio Slater admitia que tinha feito o seu melhor, que tinha jogado todos os seus trunfos, mas que de nada tinha adiantado - o Tomás era simplesmente melhor.
Mas eu digo que a diferença hoje em dia é maior. Posso começar por enumerar as diferenças que encontro entre os restantes WCT's e o Kelly:
1) Não ouço ninguém fazer uma análise tão completa aos elementos que envolvem um heat e um campeonato, como o Kelly (também é verdade que ninguém tem tanto tempo de antena como ele...)
2) Ninguém molda tão bem o surf às circunstâncias como o octacampeão. Quer seja em 0,5 m em qualquer beachbreak ou em closedout Waimea o homem domina. Não há nenhum local que surfe melhor do que ele. E isso é dizer muito.
3) Ninguém nega a influência que ele teve no surf na última década. Isso vê-se principalmente nos media, nos juizes e acima de tudo nos restantes competidores das provas, e isso muitas vezes reflete-se nas pontuações que ele obtem. Onde o Parko teve um 6,3 o Slater teria um 6,8. Só pelo facto de ser Slater.

Acima de tudo, por não negar que o tipo teve em mim a influência que teve em milhares de miudos à procura de um role model, e por ele aos 34 continuar a inspirar-nos da mesma forma que inspirava aos 20, um grande Muito Obrigado Kelly!

No comments: