Thursday, October 19, 2006

Os camionistas são amigos!?


No passado mês de Setembro assisti a uma manifestação de camionistas (e de camiões) cujo objectivo era passar à população em geral a mensagem que os camionistas seriam amigos. O local escolhido foi a estrada nacional entre Paços de Ferreira e Freamunde (não sei o porquê da escolha deste local). O método utilizado para chamar a atenção foi o buzinão e o excesso de velocidade - Isto em estradas secundárias, ladeadas por casas de populares que se acotovelavam para ver o que se passava.

Dia sim, dia sim, repetem-se os acidentes com veículos pesados; deixam cair a carga, tombam em curvas mais apertadas, abalroam ligeiros, só para enunciar alguns dos mais habituais acidentes que envolvem pesados, por entre o rol de acasos.

Normalmente. e não cito estatísticas porque creio que não as há, demora-se horas a reestabelecer o trânsito, pois há que remover o pesado, a carga e as eventuais vítimas.

Por pensar nisto cada vez que há trânsito provocado por um acidente que envolva pesados, gostaria de fazer umas perguntinhas to whom it may concern - isto é, retóricas:

1) Porque é que não existe responsabilização dos condutores quando os seus veículos causam acidentes com danos (seja de que tipo de danos se fala, demoras no trânsito, danos materiais, etc)?
2) Se são estes veículos que mais transtorno causam no caso de acidente, porque não há um controlo mais apertado por parte das autoridades?
3) Porque não há uma restrição à circulação de veículos pesados nos principais itenerários durante certos períodos do dia, por exemplo nas horas de ponta?

Depois da manifestação em Freamunde, é caso para perguntar: Os camionistas são amigos de quem? Uns dos outros?

2 comments:

Anonymous said...

Será que não foi no dia de corridas de camiões em Lousada? è que neste dia há uma concentração de camio~es e depois circulam por todo o vale do sousa

FB said...

Poderia até ser, mas eles levavam placas penduradas nos limpa-vidros, que anunciavam a tal amizade, com o texto "Os Camionistas são Amigos"