Cidade do Porto tem gestão financeira prudente e dívida moderada
18/03/2010
A agência de notação financeira Fitch Ratings reiterou hoje o "rating" 'AA' para a cidade do Porto, destacando a prudente gestão financeira da autarquia, bem como a sua dívida moderada.
O “rating” de longo prazo mantém-se em ‘AA’, ao passo que o de curto prazo continua a ser de ‘F1 ’, refere uma nota da agência de notação financeira. O “outlook” para o longo prazo permanece negativo.
Estas classificações reflectem o sólido apoio à cidade do Porto – que contava com 216.080 habitantes no início de 2008 – por parte do governo central, a sua prudente gestão financeira e a dívida moderada, segundo a mesma fonte.
Os referidos “ratings” contabilizam também a expectativa de uma participação financeira pouco significativa da cidade do Porto no seu plano de reabilitação urbana. Por seu lado, o “outlook” negativo reflecte a perspectiva que a Fitch tem para Portugal ("rating" de AA).
As receitas provenientes dos impostos e taxas diminuíram em 20 milhões de euros em 2009, devido ao baixo volume de transacções imobiliárias e a uma forte queda nas receitas decorrentes das taxas. No entanto, a contenção nos gastos e a reestruturação dos custos permitiram à cidade manter um saldo operacional acima de 30 milhões de euros e uma margem operacional perto dos 20%, salienta a Fitch no comunicado publicado na Bloomberg.
Apesar da deterioração do saldo orçamental geral em 2009, a Fitch considera que o desempenho orçamental do Porto tem sido sólido e que a cidade tem capacidade para manter a actual margem superior a 15% no médio prazo.
A dívida a instituições financeiras tem vindo a diminuir nos últimos cinco anos, tendo passado de 199 milhões de euros em 2005 para 125,8 milhões no ano passado. A dívida indirecta t ambém é modesta em termos absolutos, tendo-se estabelecido nos 4,3 milhões de euros no final de 2009.
Cidade abastada e atractiva
Na descrição sobre a cidade do Porto, a Fitch realça que se trata de um centro financeiro pertencente a uma área metropolitana mais vasta que engloba 14 muncípios com 1,5 milhões de habitantes.
“O Porto é uma cidade abastada e atractiva, com muito potencial, particularmente no turismo, já que em 1996 a UNESCO classificou a cidade do Porto como Património Cultural da Humanidade”, salienta a agência de notação de risco.
Thursday, March 18, 2010
Boas notícias! Cidade do Porto tem gestão financeira prudente e dívida moderada
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment